A WEBAULA À LUZ DA ESCRITA COLABORATIVA: REFLEXÕES SOBRE UMA PRODUÇÃO DIDÁTICO-DIGITAL

  • Nukácia Meyre Silva ARAÚJO/Débora Liberato Arruda HISSA
Palavras-chave: Webaula, Escrita Colaborativa, Material Didático Digital, Educação a Distância

Resumo

Este artigo descreve a produção do gênero webaula à luz dos pressupostos da escrita colaborativa. Para isso, tomamos como base estudos de Murray (1992), Sanchéz (2009) e Asinsten (2007). Analisamos a articulação das diferentes estratégias de escrita colaborativa utilizadas pelos sujeitos que participam da produção de material didático-digital. Ao final do estudo, observamos que existem três principais estratégias de escrita colaborativa (convergência, divergência e complementariedade) e três principais sujeitos (conteudista, designer e revisor). Essa escrita colaborativa ocorre em uma orquestração mediada entre os sujeitos, a partir de uma cooperação especializada e multitarefa exigida em cada etapa do processo de produção do gênero webaula para a EaD.

Biografia do Autor

Nukácia Meyre Silva ARAÚJO/Débora Liberato Arruda HISSA

Nukácia Meyre Silva ARAÚJO
Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (Uece). Fortaleza, Ceará, Brasil. nukacia@gmail.com

Débora Liberato Arruda HISSA
Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Fortaleza, Ceará, Brasil. debarruda@hotmail.com

Seção
Artigos