O TEXTO COMO ENUNCIADO NA PERSPECTIVA TRANSLINGUÍSTICA BAKHTINIANA: UMA ANÁLISE DA CAPA DA REVISTA ISTOÉ

  • João Batista Costa GONÇALVES/Benedito Francisco ALVES
Palavras-chave: Enunciado, Texto, Translinguística, Capa de revista

Resumo

O presente trabalho tem como propósito revisitar o texto de Bakhtin (1959-61/2003) “O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas”, a fim de refletir sobre como foi elaborada, neste ensaio, a concepção translinguística de texto como enunciado para, a partir daí, proceder à análise de um exemplar. Em termos metodológicos, tomaremos inicialmente o ensaio de Bakhtin para destacar os principais elementos que, nesta visão, devem ser considerados para a concepção enunciativa de texto, quais sejam, autoria, bivocalidade e responsividade, e, em seguida, aplicar este conceito a uma capa da revista brasileira ISTOÉ sobre a presidente do Brasil Dilma Rousseff. Da análise, podemos afirmar que a capa da revista revela-nos a presença de um produtor de texto que, situado dentro de uma certa conjuntura política do Brasil, se inscreve subjetivamente nas malhas textuais ao se posicionar responsivamente como autor de um enunciado que, na dimensão da verbo-visualidade, mantém relações dialógicas polêmicas com outras vozes sociais vindas historicamente de outros enunciados presentes, sobretudo, no cartaz do Tio Sam.

Biografia do Autor

João Batista Costa GONÇALVES/Benedito Francisco ALVES

João Batista Costa GONÇALVES
 Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professor adjunto IX da Universidade Estadual do Ceará (UECE) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada do Centro de Humanidades (CH) da referida instituição. Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/3777385545958082. Email: jbcgon@ig.com.br.

Benedito Francisco ALVES
Doutorando vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desde 2013. Professor concursado e efetivo da Secretaria de Educação Básica do estado do Ceará (Seduc). Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/1016545157498488. Email: alfransbe@yahoo.com.br.

Seção
Artigos