A CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO 9° ANO

  • Bárbara Olímpia Ramos de MELO/Maria Betânea Luz Moura de MELO
Palavras-chave: Produção textual, Argumentação, Sequência argumentativa

Resumo

Considerando as propostas de trabalho com a Língua Portuguesa em que o gênero textual figura como objeto de ensino, buscou-se com este trabalho compreender como alunos do 9º ano elaboram a sequência argumentativa na produção do gênero artigo de opinião. Para tanto, fundamentou-se nos estudos de Adam (2011) e Bronckart (2007) sobre as sequências textuais. Após a análise dos textos, observou-se que a maioria dos alunos produziu textos cuja sequência argumentativa se apresenta incompleta ou sem força argumentativa, não conseguindo atingir o objetivo de persuadir o leitor.

Biografia do Autor

Bárbara Olímpia Ramos de MELO/Maria Betânea Luz Moura de MELO

Bárbara Olímpia Ramos de MELO
Doutora em Linguística (UFC). Professora da graduação em Letras – Português e do Mestrado em Letras, da Universidade Estadual do Piau (UESPI). Teresina, Piauí, Brasil. barbaraolimpiam@yahoo.com.br

Maria Betânea Luz Moura de MELO
Mestre em Letras pelo Mestrado profissional em Letras- PROFLETRAS, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Teresina, Piauí, Brasil. betanealuzmoura@gmail.com

Seção
Artigos