A ORGANIZAÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DAS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS NO LIVRO DIDÁTICO

  • Edmar Peixoto de LIMA/Gláucia Maria Bastos MARQUES/Antônio Luciano PONTES
Palavras-chave: Texto Argumentativo, Técnicas Argumentativas, Livro Didático

Resumo

A argumentação está presente nos diversos discursos que permeiam a sociedade. O orador utiliza-se das estratégias argumentativas para influenciar o auditório na defesa das teses apresentadas. Assim, propomo-nos a investigar como se desenvolve a argumentação na formação do aluno da educação básica e qual a filiação teórica existente nos enunciados do Livro Didático quando trata do texto argumentativo. Pautamos nossas análises nos estudos de Perelman e Olbrechts-Tyteca, Souza, Abreu entre outros e, como resultados, percebemos que o LD discute as questões relacionadas à teoria da argumentação sem muito aprofundamento teórico, principalmente com relação à seleção e ao uso dos argumentos no texto.

Biografia do Autor

Edmar Peixoto de LIMA/Gláucia Maria Bastos MARQUES/Antônio Luciano PONTES

Edmar Peixoto de LIMA
Doutoranda do programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora Assistente IV do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); professoraedmar@gmail.com

Gláucia Maria Bastos MARQUES
Doutoranda do programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora do Colégio Militar de Fortaleza(CMF); glauciabastosmarques@yahoo.com.br

Antônio Luciano PONTES
Professor do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); pontes123@hotmail.com

Seção
Artigos