A AFETIVIDADE NO DISCURSO POLÍTICO

  • Anna Maria Martins SOUZA/Micheline Mattedi TOMAZI/Mário Acrisio ALVES JUNIOR
Palavras-chave: Discurso, Afetividade, Debate eleitoral, Polarização discursiva

Resumo

Este artigo examina os discursos dos candidatos à presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), extraídos do primeiro bloco de um debate eleitoral, apresentado em outubro de 2014 pela Rede Globo. Focalizamos, nestes discursos, a maneira como certas estruturas e estratégias podem determinar ações, pensamentos e sentimentos de seus potenciais eleitores. Para isso, recorremos aos trabalhos de Bolívar (2003, 2006, 2015), que propõe algumas tipologias de afetividade, linguisticamente marcadas. Os resultados indicam que os candidatos se preocuparam mais em desconstruir a imagem do outro do que atribuir algo positivo a si mesmos, caracterizando o fenômeno da polarização discursiva.

Biografia do Autor

Anna Maria Martins SOUZA/Micheline Mattedi TOMAZI/Mário Acrisio ALVES JUNIOR

Anna Maria Martins SOUZA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro do Grupo de Estudos sobre Discurso Midiático (GEDIM/UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, annamaria_ms@hotmail.com

Micheline Mattedi TOMAZI
Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística – Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos – na Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEL/UFES). Pós-doutoranda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em Estudos em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado pela PUC-MG. Membro do GT em Linguística e Análise da Conversação da ANPOLL, da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED) e líder do Grupo de Estudos sobre Discurso Midiático (GEDIM/UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, michelinetomazi@gmail.com.

Mário Acrisio ALVES JUNIOR
Bolsista CAPES/FAPES de Pós-Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro do Grupo de Estudos sobre Discurso Midiático (GEDIM/UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, marioalwes@hotmail.com.

Seção
Artigos