“BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO”: A DISCURSIVIZAÇÃO DO LINCHAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE CONTROLE SOCIAL

  • Claudemir SOUSA/Francisco Vieira da SILVA
Palavras-chave: Análise do Discurso, Linchamento, Controle social, Sujeito na ormal

Resumo

Neste artigo, analisaremos a discursivização do linchamento como uma estratégia de controle social, a partir da análise de uma capa da revista Galileu, edição de fevereiro de 2016, correlacionando-a a uma série enunciativa sobre esse objeto discursivo na esfera midiática. Tomamos como suporte as contribuições de Michel Foucault para a Análise do Discurso. Do ponto de vista metodológico, este estudo inscreve-se no âmbito de uma perspectiva descritivo-interpretativa, marcado prioritariamente por uma orientação qualitativa. A partir das análises realizadas, foi possível aferir que, em nossa época, o linchamento é discursivizado como uma estratégia de controle e exclusão dos sujeitos ditos anormais

Biografia do Autor

Claudemir SOUSA/Francisco Vieira da SILVA

Claudemir SOUSA
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PGLING), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara-SP (UNESP-Ar), São Paulo, Brasil. Contato eletrônico: <claudemir201089@hotmail.com>.

Francisco Vieira da SILVA
Doutor em Linguística em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor do Curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Patu, Patu, Rio Grande do Norte, Brasil. Contato eletrônico: <franciscovieirariacho@hotmail.com>.

Seção
Artigos