ENTRE MEMÓRIAS E ESQUECIMENTOS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR NUMA CAIXA DE PANDORA

  • Márcia Aparecida Amador MASCIA/Adair Mendes NACARATO/Luzia BUENO
Palavras-chave: Memória, Análise do Discurso, Professor, Identificações

Resumo

O presente artigo tem como proposta analisar as memórias que atravessam o discurso do professor, tomando como corpus autobiografias de dois participantes de um projeto OBEDUC74, um professor da educação básica e uma mestranda e professora de Literatura Brasileira. Os pressupostos teóricos se inserem na Análise do Discurso de linha francesa, na convergência de alguns pontos da psicanálise, mobilizando as noções de discurso, sujeito, memória, esquecimento, identificação e singularidade. Para empreender a análise, tomamos a metáfora da “caixa de Pandora”, entendendo a memória do professor como que um mistério a ser decifrado, a partir dos fios discursivos oriundos das autobiografias analisadas.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Amador MASCIA/Adair Mendes NACARATO/Luzia BUENO

Márcia Aparecida Amador MASCIA
Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF). Itatiba. São Paulo. Brasil. e-mail: marciaaam@uol.com.br

Adair Mendes NACARATO
Doutora em Educação pela Unicamp. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF). Itatiba. São Paulo. Brasil. e-mail: adamn@terra.com.br

Luzia BUENO
Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF). Itatiba. São Paulo. Brasil. E-mail: luzia_bueno@usf.edu.br

Seção
Artigos