HUMOR E PERSUASÃO NO DISCURSO RELIGIOSO: O PAPEL DA ALUSÃO EM UMA PREGAÇÃO

  • Franciely Corrêa de FREITAS/Ana Cristina CARMELINO
Palavras-chave: Retórica, Persuasão, Pregação, Humor, Alusão

Resumo

Considerando-se que o humor também está presente no contexto religioso, analisamos neste artigo parte de uma pregação bem-humorada. Trata-se de “Reconstruindo as verdades de Deus”, proferida pelo pastor Cláudio Duarte. O objetivo do texto é evidenciar que a figura retórica conhecida como alusão pode funcionar tanto como recurso de persuasão quanto de produção de humor. Os pressupostos teóricos e analíticos adotados nas análises advêm especialmente da Retórica aristotélica (ARISTÓTELES, 2011) e da Nova Retórica (PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 2005; REBOUL, 2004; FERREIRA, 2010).

Biografia do Autor

Franciely Corrêa de FREITAS/Ana Cristina CARMELINO

Franciely Corrêa de FREITAS
Mestranda em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEL-UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil. E-mail: franciely.correa@gmail.com

Ana Cristina CARMELINO
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/CAr; Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, Brasil, e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGELUFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil. E-mail: anacriscarmelino@gmail.com.

Seção
Artigos