LIÇÃO DE CASA É PARTICIPAÇÃO: PRÁTICAS DISCURSIVAS SUBJETIVADORAS EM ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS E DE GOVERNO

  • Carmen Brunelli de MOURA/Marluce Pereira da SILVA
Palavras-chave: Lição de casa, Biopolítica, Normalização, Subjetivação

Resumo

O artigo problematiza como os mecanismos biopolíticos propostos pelo movimento Educar para Crescer, em especial as discursividades que perpassam depoimentos que aparecem no hotsite Lição de casa é Participação, estão atrelados a práticas discursivas que governam de forma sutil as subjetividades dos pais, constituindo mecanismos biopolíticos. Examina-se de que modo alguns dos enunciados desse hotsite instituem sentidos que apontam para um processo de autogoverno da família. Utilizam-se dispositivos teóricos analíticos foucaultianos como biopolítica, normalização e subjetivação. A análise mostrou que os depoimentos das “celebridades” fazem circular discursos que operam como dispositivos biopolíticos que governam os pais e estes governam os filhos.

Biografia do Autor

Carmen Brunelli de MOURA/Marluce Pereira da SILVA

Carmen Brunelli de MOURA
Professora da Escola de Educação, Curso de Letras da Universidade Potiguar (UnP), NatalRN, Brasil, carmenbm2005@gmail.com.

Marluce Pereira da SILVA
Professora do Departamento de Letras do, Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Joao Pessoa-PB, Brasil, marlucepereira@uol.com.br

Seção
Artigos