A LEITURA INTERACIONAL E A FORMAÇÃO DO LEITOR COMPETENTE

  • Karl Heinz EFKEN/Alexcina Oliveira Cirne Vieira da CUNHA
Palavras-chave: Leitura Interacional, Leitor Competente, Compreensão, Inferência

Resumo

O artigo apresenta reflexões em torno das características da leitura interacional e sua contribuição para formar o leitor competente, destacando a formação tríade que representa os elementos de composição da leitura interacional. A abordagem teórica alinha-se aos postulados de Coscarelli (2002); Kleiman (1989; 2004); Alarcão (2001); Koch (2008); SimSim e Micaelo (2006); Silva (2014); Lerner (2008); Castro; Velázquez (2009). O trabalho apresenta a análise dos três elementos que compõe a tríade da leitura interacional e a importância dessa prática no processo de compreensão e inferência realizados no ato de ler, o qual é concebido como um exercício efetive público de cidadania.

Biografia do Autor

Karl Heinz EFKEN/Alexcina Oliveira Cirne Vieira da CUNHA

Karl Heinz EFKEN
Professor e pesquisador do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. E-mail: khefken@hotmail.com

Alexcina Oliveira Cirne Vieira da CUNHA
Doutoranda e Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. E-mail: cirnealex@hotmail.com

Seção
Artigos