COMPORTAMENTOS ENUNCIATIVOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NAS INTERAÇÕES EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

  • Janayna Bertollo Cozer CASOTTI/ Isabel Maria Loureiro de Roboredo SEARA
Palavras-chave: Comportamentos enunciativos, Interações virtuais, Formação docente

Resumo

As interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem.

Biografia do Autor

Janayna Bertollo Cozer CASOTTI/ Isabel Maria Loureiro de Roboredo SEARA

Janayna Bertollo Cozer CASOTTI
Professora do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, Espírito Santo, Brasil; pós-doutorado pela Universidade Aberta, Lisboa, Portugal; bolsista da CAPES; janaynacasotti@gmail.com

Isabel Maria Loureiro de Roboredo SEARA
Professora do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta (UAb) e pesquisadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), Lisboa, Portugal, irseara@gmail.com

Seção
Artigos