O PROFESSOR E SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

  • Marilúcia dos Santos Domingos STRIQUER
Palavras-chave: Linguagem e trabalho, Formação docente, Trabalho planificado e realizado

Resumo

Este artigo apresenta investigação sobre o desenvolvimento de uma professora participante de um programa de formação continuada. Para tanto, analisou-se a linguagem instituída em um texto planificador produzido pela professora em contraponto à linguagem estabelecida na transcrição de filmagens das aulas de implementação do Projeto, tendo como categoria de análise a forma da organização dos conteúdos temáticos dos referidos textos (BULEA, 2010). Os resultados demonstraram que entre o planificado e o realizado algumas concepções tradicionais de linguagem e de ensino da professora se transformaram ao longo do processo.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos STRIQUER

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Professora do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UENP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas (DIALE) (UENP/CNPQ). Endereço eletrônico: marilucia@uenp.edu.br.

Seção
Artigos