PLANO DE TEXTO E ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS E ARGUMENTATIVAS: ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000 DO ENEM 2011

  • Maria Isabel Soares OLIVEIRA / Ana Lúcia Tinoco CABRAL
Palavras-chave: Plano de texto, Estratégias argumentativas, Articuladores textuaisargumentativos, Competências do Enem, Redação nota 1000

Resumo

O artigo trata de plano de texto e estratégias linguísticas e argumentativas empregadas em redações nota 1000 do Enem na defesa de um ponto de vista. Fundamenta-se na Linguística Textual de abordagem sociocognitiva e interacional, especialmente o conceito de plano de texto (ADAM, 2011; CABRAL, 2013) em diálogo com a Teoria da Argumentação na Língua, (DUCROT, 1980; CABRAL, 2010; KOCH, 2011 e 2012). O trabalho analisa, em uma redação, o plano de texto e os operadores argumentativos com base nas competências 3 e 4 do Guia do participante (BRASIL, 2012).

Biografia do Autor

Maria Isabel Soares OLIVEIRA / Ana Lúcia Tinoco CABRAL

Maria Isabel Soares OLIVEIRA
Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL/SP. Docente do Departamento de Educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/Campus Pinheiro. MA. Brasil. E-mail: isa.oliver@hotmail.com 

Ana Lúcia Tinoco CABRAL
Doutora em Língua Portuguesa – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo –PUC/SP. Professora Titular da Universidade Cruzeiro do Sul –UNICSUL/SP. Brasil. E-mail: altinococabral@gmail.com

Seção
Artigos