UM ESTUDO DA DISCURSIVIZAÇÃO DE PROJETOS DE RESPOSTA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Amanda Maria de OLIVEIRA/ Luana de Araujo HUFF/ Rodrigo ACOSTA-PEREIRA
Palavras-chave: Análise de livros didáticos, Prática de análise linguística, Análise dialógica de/do discurso, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo analisa os projetos de respostas discursivizadas no manual do professor para entender se e como a prática de análise linguística é proposta para as aulas de Língua Portuguesa. Para isso, analisa como as atividades e a(s) sua(s) possível(is) resposta(s) são discursivizadas e como contribuem para a formação linguística do sujeito aluno. O escopo teórico-metodológico endereça-se nos escritos do Círculo de Bakhtin e em estudos acerca do ensino operacional e reflexivo da linguagem para compreender como os livros didáticos têm reenunciado/respondido/evocado as(às) discussões sobre a prática de análise linguística

Biografia do Autor

Amanda Maria de OLIVEIRA/ Luana de Araujo HUFF/ Rodrigo ACOSTA-PEREIRA

Amanda Maria de OLIVEIRA
Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC/Bolsista CNPq. Contato: amandahmo@hotmail.com.br

Luana de Araujo HUFF
Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC/Coordenação Geral do Educando, Instituto Federal Catarinense. Contato: luana.huff@ifc-videira.edu.br

Rodrigo ACOSTA-PEREIRA
Professor da UFSC no Programa de Pós-graduação em Linguística e no Programa de Mestrado Profissional em Letras. Contato: drigo_acosta@yahoo.com.br

Seção
Artigos