AS METÁFORAS DA CRÍTICA LITERÁRIA: O ELOGIO DE ÓRRIS SOARES A AUGUSTO DOS ANJOS

  • Stefani Daiana KREUTZ/ Fernando de Moraes GEBRA
Palavras-chave: Crítica literária, Metáfora, Dialogismo

Resumo

Considerando a crítica literária como geradora de sentidos em torno de uma obra, neste artigo, examinamos algumas metáforas referentes à poesia de Augusto dos Anjos, no texto “Elogio a Augusto dos Anjos” (1919), de Órris Soares. Objetivamos analisar efeitos de sentido produzidos pelas metáforas e compreender o funcionamento do dialogismo no discurso da crítica. A base teórica é a concepção de discurso de Mikhail Bakhtin. Consideramos o crítico um enunciador, cujo texto constitui-se numa voz que se afirma e se opõe a outras vozes discursivas, produzindo sentidos no discurso da crítica e contribuindo na interpretação da obra literária.

Biografia do Autor

Stefani Daiana KREUTZ/ Fernando de Moraes GEBRA

Stefani Daiana KREUTZ
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, Santa Catarina, Brasil. stefani.kreutz@hotmail.com.

Fernando de Moraes GEBRA
Professor Adjunto III da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na Graduação em Letras, área de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa, e no Mestrado em Estudos Linguísticos, área de Práticas Discursivas e Subjetividades, em Chapecó, Santa Catarina, Brasil. fernandogebra@yahoo.fr

Seção
Artigos