DISCURSO POLÍTICO, RELIGIÃO E PRECONCEITO: UM ENLACE QUE NÃO CESSA DE PRODUZIR EFEITOS

  • Maria do Carmo Gomes Pereira CAVALCANTI/ Nadia Pereira Gonçalves de AZEVEDO
Palavras-chave: Preconceito, Análise do Discurso, Discurso político

Resumo

Este trabalho pretende analisar o discurso do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o Pastor Marco Feliciano no ano de 2013. A Análise do Discurso de linha francesa (AD), delineada por Pêcheux e desenvolvida no Brasil por Orlandi e outros estudiosos, será nosso dispositivo teórico e analítico. Nesta disciplina de entremeio, mobilizaremos conceitos como formação ideológica, interdiscurso, por serem constitutivos do preconceito que tangencia o discurso do sujeito. Para situar a questão que trazemos para este trabalho, apresentamos uma sequência discursiva em circulação em 2015 na rede social (Facebook) do principal representante de grupos de classe marginalizados socialmente.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Gomes Pereira CAVALCANTI/ Nadia Pereira Gonçalves de AZEVEDO

Maria do Carmo Gomes Pereira CAVALCANTI
Doutoranda do Curso de Ciências da Linguagem da UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco), Recife, Brasil e Professora da Rede Municipal do Recife.

Nadia Pereira Gonçalves de AZEVEDO
Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2006), fonoaudióloga pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR, Rio de Janeiro, 1978), especialista em Patologias da Linguagem (UNICAP, 1984), especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa, 2006; renovação do título em 2012), mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2000). É professora adjunto II da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC) desde 2006, É coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Católica de Pernambuco.

Seção
Artigos