LÉXICO E CULTURA: BREVE ANÁLISE DE DOCUMENTOS OITOCENTISTAS SOBRE A ESCRAVIDÃO NEGRA EM CATALÃO

  • Maria Helena de PAULA/ Amanda Moreira de AMORIM
Palavras-chave: Campos lexicais, Cultura, Escravidão, História

Resumo

Neste trabalho, realizamos um inventário lexical acerca de lexias referentes aos escravos em 20 (vinte) manuscritos, datados de 1861 a 1865, extraídos de Cardoso (2009), baseando-nos nas lições da lexicologia de Biderman (2001) e na estrutura de Índice de Frequência e Ocorrência, de Megale e Toledo Neto (2006). Dividimos as lexias inventariadas em campos lexicais, desenvolvidos de acordo com teorias de Coseriu (1977), para estabelecermos uma relação entre o acervo lexical encontrado e a história e a cultura por ele registradas. Esta relação nos revelou diversos aspectos referentes à estruturação da capitania goiana em meados do século XIX.

Biografia do Autor

Maria Helena de PAULA/ Amanda Moreira de AMORIM

Maria Helena de PAULA
Bolsista FAPEG/CAPES em estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo – USP. Docente do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás – UFG, Regional Catalão, Brasil. Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística, Laboratório de Estudos do Léxico, Filologia e Sociolinguística – LALEFIL. Contato: mhp.ufgcatalao@gmail.com

Amanda Moreira de AMORIM
Bolsista FAPEG/CAPES. Universidade Federal de Goiás – UFG, Regional Catalão, Brasil. Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística, Laboratório de Estudos do Léxico, Filologia e Sociolinguística – LALEFIL. Contato: amandamoreiradeamorim@gmail.com.

Seção
Artigos