TOPOGRAFIA DA CULTURA: UM CONCEITO DESCRITIVO ACERCA DA MATERIALIDADE COGNITIVO-DISCURSIVA

  • Marlúcia Mendes da ROCHA/ Camilla Ramos dos SANTOS
Palavras-chave: Análise de Discurso, Geografias do Corpo, Materialidade cognitivodiscursiva, Metáfora orientacional, Topografia da Cultura

Resumo

Postula-se uma teoria materialista do discurso para constituir a sistematização de um nível de existência sócio-histórica e geopolítica, que coteja conceitos da Análise de Discurso, priorizando a materialidade cognitivo-discursiva. Neste estudo, é realizado um exercício topográfico como um dispositivo de análise descritiva, enfatizando o corpo cognoscente e o fenômeno do assujeitamento ideológico. Mediante os princípios teóricos das Geografias do Corpo, compreende-se que o corpo sistematiza uma metáfora orientacional, com funções cognitivas que constituem saberes em territórios narrativos onde pode estar ancorada a Ideologia, uma prática subjetiva que funciona como um complemento do imaginário e um paradigma da memória.

Biografia do Autor

Marlúcia Mendes da ROCHA/ Camilla Ramos dos SANTOS

Marlúcia Mendes da ROCHA
Docente no Mestrado em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Departamento de Letras e Artes, Ilhéus, Bahia, Brasil. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E-mail: malu.mm@gmail.com.

Camilla Ramos dos SANTOS
Mestre em Letras: Linguagens e Representações, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Ilhéus, Bahia, Brasil. E-mail: camilla_ramos81@hotmail.com. Bolsista Capes.

Seção
Artigos