REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE LAMPIÃO EM NOTÍCIAS DE JORNAIS MOSSOROENSES (1927): “O mais audaz e miserável de todos os bandidos”

  • Ananias Agostinho da SILVA/ Gilton Sampaio de SOUZA/ Maria das Graças Soares RODRIGUES
Palavras-chave: Representação Discursiva, Lampião, Notícias, Referenciação, Predicação, Modificação

Resumo

Este artigo investiga a construção de representações discursivas sobre o cangaceiro Lampião em notícias de jornais mossoroenses, publicados na década de vinte do século passado (1927), de quando da invasão do cangaceiro à cidade de Mossoró, no interior do estado do Rio Grande do Norte, em treze de junho daquele ano. Fundamenta-se, teoricamente, nos estudos linguísticos do texto, especialmente na perspectiva denominada de Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011), com ênfase na noção de representação discursiva, analisada a partir das operações de referenciação, predicação e modificação.

Biografia do Autor

Ananias Agostinho da SILVA/ Gilton Sampaio de SOUZA/ Maria das Graças Soares RODRIGUES

Ananias Agostinho da SILVA
Doutor em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Língua Portuguesa do Curso de Letras – Língua Portuguesa, do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), e do Programa de PósGraduação em Letras (Pós-Let), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Email: ananias.silva@unifesspa.edu.br.

Gilton Sampaio de SOUZA
Pós-Doutorado em Estudos Comparados, Língua Portuguesa e Língua Francesa, pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2011), na França. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlia de Mesquita Filho (UNESP). Professor de Linguística do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E-mail: giltonssouza@gmail.com.

Maria das Graças Soares RODRIGUES
Pós-doutorado em Linguística, pela Universidade de Lausanne, na Suíça. Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora de Linguística do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), na área de concentração em Linguística Teórica e Descritiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: gracasoares@gmail.com

Seção
Artigos