LÁGRIMAS ABENÇOADAS: A ALMA HUMANA DESVELADA N’OS MISERÁVEIS DE HENRI FESCOURT (1925-1926)

  • Danielle Crepaldi CARVALHO
Palavras-chave: Cinema silencioso, Cinema e literatura, Os Miseráveis, Henri Fescourt, Victor Hugo

Resumo

O ensaio trata do “cineromance” Os Miseráveis (Les Misérables, Henri Fescourt, 1925-1926), adaptação cinematográfica da obra-prima de Victor Hugo. Rodada originalmente com o objetivo de ser exibida de maneira seriada, na Giornate del Cinema Muto (de Pordenone) de 2015 a obra de 397 minutos foi seccionada em duas partes. Enceta-se aqui um olhar ao objeto que considera quanto ele reflete a nossa “imaginação melodramática”. Ainda no âmbito do Melodrama, procura-se demonstrar que a catarse promovida pelo gênero ainda é eficaz hoje. Ademais, busca-se refletir sobre como as diferentes formas de veiculação de uma obra podem alterar os seus sentidos

Biografia do Autor

Danielle Crepaldi CARVALHO

Formada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Mestrado sobre a produção teatral brasileira de fins do século XIX e Doutorado que investiga a relação que os cronistas brasileiros de 1894 a 1922 estabeleceram com o cinema. É Pós-Doutoranda na Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA-USP), com pesquisa que investiga os usos dos sons no cinema silencioso, com bolsa FAPESP. Coorganizadora de edições anotadas de seletas de contos de escritores brasileiros pré-modernistas e modernistas e cotradutora da tradução ao português e análise crítica do melodrama francês L’Auberge des Adrets, tem igualmente publicados artigos a respeito da literatura, teatro e cinema, suas áreas de interesse. E-mail: megchristie@gmail.com

Seção
Artigos