ENTRE HUMOR, JORNALISMO E ÉTICA (MAIS) UM CASO POLÊMICO

  • Ana Cristina CARMELINO/ Márcio Antônio GATTI
Palavras-chave: Polêmica, (Limites do) Humor, Ética, Charge

Resumo

O presente artigo trata da polêmica e sua possível relação com a dimensão ética da linguagem e os limites do humor ou, ainda, do jornalismo. Para tanto, focaliza o caso específico de uma charge, buscando não apenas entender a raiz, mas também os desdobramentos da polêmica. Parte-se da hipótese de que a compreensão da polêmica depende de diversos fatores (gênero discursivo, suporte e campos envolvidos) que se imbricam e ressaltam aspectos morais da linguagem. Como apoio teórico, consideram-se os pressupostos da Análise do Discurso francesa, especialmente a partir dos trabalhos de Possenti (2013), Paveau (2015) e Maingueneau (1984, 2005, 2015).

Biografia do Autor

Ana Cristina CARMELINO/ Márcio Antônio GATTI

Ana Cristina CARMELINO
Professora do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos – SP, Brasil. E-mail: anacriscarmelino@gmail.com.


Márcio Antônio GATTI
Professor do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB), UFSCar, Sorocaba – SP, Brasil. E-mail: maggatti@ufscar.br

Seção
Artigos