ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: ESTILO, IDEOLOGIA E VERBOVISUALIDADE EM PROPAGANDA DO SABONETE LUX

  • Carlos Augusto Baptista de ANDRADE/ Sandra Maria Silva de MEDEIROS
Palavras-chave: Discurso publicitário, Anúncio publicitário, Estilo, Ideologia, Verbovisualidade.

Resumo

O presente artigo analisa anúncio publicitário do sabonete Lux de 2002, que teve como protagonista a atriz Isabel Fillardis. Procurou-se discutir aspectos do discurso publicitário que demonstram como as relações sociais e os costumes estão mesclados de ideologias e valores. Assim, observaram-se, no corpus, as relações dialógicas construídas pelo enunciado concreto, tanto no nível interno (materialidades linguística e visual), quanto no externo (extralinguístico) referente ao contexto em que o anúncio circula. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Bakhtin e o Círculo, Brait, Miotello e Vestergaard/Schoroder, observando, nesse momento, as categorias estilo, ideologia e verbo-visualidade, que estão presentes nesse gênero.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Baptista de ANDRADE/ Sandra Maria Silva de MEDEIROS

Carlos Augusto Baptista de ANDRADE
Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, São Paulo, SP, Brasil. carlos.andrade21@hotmail.com.

Sandra Maria Silva de MEDEIROS
Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professora da Rede Municipal de Educação da Cidade de Caraguatatuba, SP, Brasil. sandramedeiros@professor.sp.gov.br.

Seção
Artigos