DA LINGUAGEM DRAMÁTICA EM DISCURSO: URGÊNCIAS DE UMA PEDAGOGIA PERFORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Michelle Bocchi GONÇALVES/ Márcia Regina Bartnik Godinho LOIS
Palavras-chave: Linguagem Dramática, Discurso, Pedagogia Performativa, Educação Infantil

Resumo

Esse artigo discute a linguagem dramática a partir dos dizeres de professoras da Educação Infantil, considerando suas narrativas e memórias. A teoria de base está ancorada na Análise Dialógica do Discurso. Os resultados apontam a linguagem dramática atrelada à apreciação de espetáculos e à dificuldade do trabalho prático com o teatroeducação no contexto escolar. Há, porém, no discurso das professoras, espaço para a produção de sentidos e saberes, no qual a relação com o corpo começa a ser mobilizada teoricamente e ter implicações em suas práticas pedagógicas, ou seja, espaço para uma pedagogia performativa no contexto da Educação Infantil

Biografia do Autor

Michelle Bocchi GONÇALVES/ Márcia Regina Bartnik Godinho LOIS

Michelle Bocchi GONÇALVES
Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE - Mestrado e Doutorado) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn - Mestrado), da Universidade Federal do Paraná. Membro pesquisadora do Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/CNPq/UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: michellebocchi@gmail.com

Márcia Regina Bartnik Godinho LOIS
Mestre em Educação (PPGE/UFPR). Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Araucária/PR. Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: marciagod@gmail.com

Seção
Artigos