EMBATES SOBRE O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

  • Mailson Fernandes Cabral de SOUZA/Nadia Pereira Gonçalves de AZEVEDO
Palavras-chave: Ensino religioso, Análise do Discurso, Comitê Nacional de Respeito à Diversidade religiosa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo mostrar o funcionamento discursivo do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR) a fim de explicitar como os sentidos sobre o ensino religioso são constituídos e postos em circulação em seu discurso. Para compor o arcabouço teórico-metodológico dessa investigação, será utilizada a Análise do Discurso de linha francesa. Foram mobilizados os conceitos de formação ideológica, formação discursiva, efeitos de sentido e condições de produção. Para a composição do corpus, foi selecionada uma nota pública emitida pelo órgão em que o CNRDR se pronuncia sobre a questão.

Biografia do Autor

Mailson Fernandes Cabral de SOUZA/Nadia Pereira Gonçalves de AZEVEDO

Mailson Fernandes Cabral de SOUZA
Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (2017) e membro do grupo interinstitucional de pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos. O presente artigo é o desdobramento de uma das análises realizadas na dissertação de mestrado do pesquisador. E-mail: mailsoncabral@yahoo.com.br

Nadia Pereira Gonçalves de AZEVEDO
Professora adjunta II da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem. E-mail: nadiaazevedo@gmail.com

Seção
Artigos