ENTRE O PRESCRITO, O DITO E O FEITO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO POEMA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

  • Maria Elaine MENDES/ Tânia Maria MOREIRA
Palavras-chave: Ensino, Gênero Textual, Escrita

Resumo

Este trabalho visa a relatar uma experiência de produção textual escrita em práticas de ensino de língua inglesa direcionadas à formação de professores no ensino superior. Em termos teóricos, adotamos estudos que versam sobre o ensino de gêneros textuais/discursivos. Resultados alcançados sinalizam que a utilização do poema propiciou mudanças na perspectiva de ensino, interação e compreensão de aspectos de linguagem; possibilitou a produção escrita dos alunos, em termos da constituição formal e funcional e permeou algumas reflexões, que se configuraram em ponto de partida e de chegada, na realização de atividades de leitura e de escrita em sala de aula.

Biografia do Autor

Maria Elaine MENDES/ Tânia Maria MOREIRA

Maria Elaine MENDES
Doutoranda do curso de Ensino de Língua e Literatura do programa de Pós-graduação em Letras da UFT, Palmas, TO, Brasil. elainemendesq@hotmail.com

Tânia Maria MOREIRA
Doutora em Letras pela UFSM, Docente do ILLA/Unifesspa, Marabá, PA, Brasil. taniammoreirabr@unifesspa.edu.br.

Seção
Artigos