INDEPENDÊNCIA OU MORTE: DESLIZAMENTOS DE SENTIDOS DA PRIMEIRA GUERRA MEMEAL ENTRE BRASIL E PORTUGAL NA MÍDIA DIGITAL

  • Felipe Santos dos REIS/ Regina BARACUHY
Palavras-chave: Discurso, Mídia, Sociedade, Acontecimento, Formação Discursiva

Resumo

Este artigo tenciona investigar enunciados referentes ao acontecimento da Primeira Guerra Memeal entre Brasil e Portugal na WEB, por meio dos conceitos de acontecimento discursivo e formação discursiva, tais como propostos por Foucault (2004, 2008) e Pêcheux (1995, 2008). Para tanto, nosso corpus é composto por cinco publicações postadas na rede social Twitter em junho de 2016. Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho adota uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-interpretativa. A análise dos enunciados demonstra uma formação discursiva marcada pela heterogeneidade, considerando a dispersão de discursos que ora dialogam entre si, ora divergem uns dos outros.

Biografia do Autor

Felipe Santos dos REIS/ Regina BARACUHY

Felipe Santos dos REIS
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil. Endereço eletrônico: feliperejs@gmail.com

Regina BARACUHY
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (Campus de Araraquara). Professora Associado I na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua no Curso de Licenciatura em Letras Virtual (EAD) e integra o corpo docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV). É professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa CIDADI - Círculo de Discussões em Análise do Discurso. Endereço eletrônico: mrbaracuhy@hotmail.com.

Seção
Artigos