REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS DISCURSOS SOBRE A MP 746

  • Magda Wacemberg Pereira Lima CARVALHO/ Moab Duarte ACIOLI
Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso, ; Prática Discursiva, Prática Social, Reforma do Ensino Médio

Resumo

Partindo da compreensão de que toda análise do discurso resulta da observação de um problema derivado das relações de poder nas práticas sociais, buscamos, por meio do modelo tridimensional de análise do discurso, analisar as práticas discursivas e sociais de quatro recortes discursivos de sujeitos favoráveis e contrários à reforma do ensino médio. Para tanto, lançamos mão Análise Crítica do Discurso (ACD), que enquanto teoria e método de análise permite observar o discurso em sua dimensão textual, discursiva e social. Os resultados mostraram, por meio das escolhas linguísticas, que os discursos favoráveis e contrários à medida provisória resultam, tão somente, das relações de poder e dominação presentes nos espaços políticos e ideológicos de discussão.

Biografia do Autor

Magda Wacemberg Pereira Lima CARVALHO/ Moab Duarte ACIOLI

Magda Wacemberg Pereira Lima CARVALHO
Doutoranda do PPG em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Pernambuco. Recife/PE. magdapcarvalho@hotmail.com

Moab Duarte ACIOLI
Doutor em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas. Professor pesquisador do PPG em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Pernambuco. Recife/PE. mbacioli@uol.com

Seção
Artigos