UM OLHAR PARA O GÊNERO NOTÍCIA A PARTIR DO PORTAL DO PROFESSOR

  • Elisete Maria de Carvalho MESQUITA/ Christiane Renata Caldeira de MELO/ Paula Márcia Lázaro SILVA
Palavras-chave: Língua Portuguesa, Ensino, Gêneros Discursivos, Notícia, Portal do Professor

Resumo

neste artigo analisamos a aula “Sobre o gênero discursivo – notícia”, disponível no site do Portal do Professor, destinada ao Ensino Fundamental II. O objetivo dessa análise foi verificar como o gênero notícia foi abordado em um ambiente virtual destinado ao professor de Língua Portuguesa: o Portal do Professor. Para isso, embasamo-nos na definição de gênero concebida por Bakhtin (2011), nas características do gênero abordado em Lage (2006) e nos documentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (BRASIL 1997; 1998). Os resultados apontam que diferentes práticas de ensino, em consonância com os documentos oficiais, contribuem para o desenvolvimento da competência discursiva do aluno. (esta conclusão não foi apontada de forma efusiva ao final do texto)

Biografia do Autor

Elisete Maria de Carvalho MESQUITA/ Christiane Renata Caldeira de MELO/ Paula Márcia Lázaro SILVA

Elisete Maria de Carvalho MESQUITA
Pós-doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Professora Associada do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. E-mail: elismcm@gmail.com.

Christiane Renata Caldeira de MELO
Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Educação Básica de Minas, Brasil. E-mail: chrisrenatademelo@yahoo.com.br

Paula Márcia Lázaro SILVA
Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: paulamarcials@yahoo.com.br

Seção
Artigos