AQUISIÇÃO DA ESCRITA: O “ERRO” COMO INDÍCIO DE CAPTURA DA CRIANÇA PELA LINGUAGEM

  • Magda Wacemberg Pereira Lima CARVALHO/ Isabela Barbosa do Rêgo BARROS
Palavras-chave: Aquisição de Linguagem, Aquisição da Escrita, Erro

Resumo

Compreendendo o imprevisível que irrompe na escrita da criança como algo que interroga o investigador, pretendemos, neste estudo, analisar o “erro” em textos escritos longitudinalmente por uma criança. Para tanto, discutimos o “erro” como indício de captura da criança pela linguagem, a partir do Interacionismo de base estruturalista, por entendermos que as mudanças que ocorrem na escrita infantil marcam a relação da criança com o funcionamento da língua. Os resultados apontaram que a criança escreve a partir de cruzamentos e combinações imprevisíveis de significantes e o que emerge como erro ou equívoco nessa escrita desvela sua captura pela linguagem

Biografia do Autor

Magda Wacemberg Pereira Lima CARVALHO/ Isabela Barbosa do Rêgo BARROS

Magda Wacemberg Pereira Lima CARVALHO
Doutoranda do PPG em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Recife/PE. magdapcarvalho@hotmail.com

Isabela Barbosa do Rêgo BARROS
Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora pesquisadora do PPG em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Recife/PE. ibelabarros@gmail.com

Seção
Artigos