A LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL MULTISSEMIÓTICA: A URGÊNCIA DE SISTEMATIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Alexandre Duarte GOMES
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Multimodalidade, Gramática Visual, Produção Textual, Gênero Cartaz

Resumo

Este artigo tem por finalidade discutir como tornar mais sistematizado o ensinoaprendizagem da leitura e produção textual de textos de natureza verbo-visual. Assim, a partir da análise de uma proposta de atividade com a verbo-visualidade da coleção Veredas da palavra (2016), propomos uma reflexão sobre como as noções da Gramática do Design Visual (2006) podem contribuir para uma abordagem pedagógica mais construtiva dos textos multissemióticos. A importância dos resultados que obtivemos envolve a busca pelo domínio das habilidades necessárias para a “leitura responsiva do mundo”.

Biografia do Autor

Alexandre Duarte GOMES

outorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife/PE. Endereço eletrônico: alex2gomes@hotmail.com

Seção
Artigos