ALUNOS MEDIADORES: QUANDO A INTERAÇÃO VIRTUAL CONTRIBUI PARA A ESCRITA ACADÊMICA

  • Milena MORETTO/ Claudia de Jesus Abreu FEITOZA
Palavras-chave: Resumo acadêmico, Capacidades de linguagem, Ambiente virtual de aprendizagem, Letramento acadêmico, Interação online

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar que capacidades de linguagem são desenvolvidas na produção de um resumo acadêmico a partir de uma sequência de atividades que foi desenvolvida em um ambiente virtual de aprendizagem. Para isso, pautamo-nos nos aportes teóricos de autores que levam em conta o caráter constitutivo da linguagem (BAKHTIN), daqueles que sugerem alternativas didáticas de trabalho com a produção escrita (SCHNEUWLY; DOLZ, CRISTOVÃO) e dos que discutem sobre o letramento acadêmico (STREET, KLEIMAN). Nossas análises ressaltam que o ensino de produção de texto mediado pelas interações nos ambientes virtuais tem contribuído para o desenvolvimento da aprendizagem.

Biografia do Autor

Milena MORETTO/ Claudia de Jesus Abreu FEITOZA

Milena MORETTO
Doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF). Itatiba-SP/Brasil. E-mail: milena.moretto@yahoo.com.br

Claudia de Jesus Abreu FEITOZA
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF). Itatiba-SP/Brasil. E-mail: clauabreu_20@hotmail.com

Seção
Artigos