O USO DAS ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ LINGUÍSTICA EM ENTREVISTA DE RICARDO DARÍN

  • Marina Xavier FERREIRA/ Elena GODOY
Palavras-chave: Estratégias de polidez, Face, Autoimagem

Resumo

A interação conversacional é baseada em atos de fala que podem gerar diferentes efeitos, dependentes da linguagem. A Teoria da Polidez postula estratégias que nos ajudam a atenuar a fala e salvaguardar nossa Face, que está em constante perigo na conversação, bem como em entrevistas. Desta forma, buscamos analisar, de acordo com a Teoria da Polidez (1987), uma entrevista de Ricardo Darín, e identificar quais estratégias foram utilizadas durante a entrevista. Concluímos que os aspectos da polidez ajudam os falantes a conseguirem seus objetivos linguísticos em entrevistas, sendo que essas estratégias são utilizadas a todo o momento.

Biografia do Autor

Marina Xavier FERREIRA/ Elena GODOY

Marina Xavier FERREIRA
Mestre pelo Programa de Pós Graduação de Letras, Estudos Linguísticos, da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Tutora no Curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa, Paraná, Brasil. marina.xavieruepg@hotmail.com.

Elena GODOY
Professora Pós Doutora pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua na Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil. elena.godoi@gmail.com.

Seção
Artigos