PRÁTICAS DISCURSIVAS EM ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NA EJA

  • Laurênia Souto SALES/ Marluce Pereira da SILVA/ Silmara RODRIGUES
Palavras-chave: Análise do Discurso francesa, Formação discursiva, Interpretação de texto, EJA

Resumo

Este trabalho relata atividades de interpretação de textos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública da rede municipal de João Pessoa/PB, buscando desenvolver a capacidade de leitura crítica dos alunos. Para isso, adotaram-se concepções da Análise do Discurso francesa (AD), como formação discursiva, sujeito e discurso (ORLANDI, 2005; 2008), além de contribuições de Jorge Larrosa (1994) e de Mikhail Bakhtin (1997). Os resultados dessa prática demonstram a contribuição da AD como dispositivo para o desenvolvimento e a análise da capacidade crítica dos estudantes, diante de posicionamentos discursivos variados e divergentes.

Biografia do Autor

Laurênia Souto SALES/ Marluce Pereira da SILVA/ Silmara RODRIGUES

Laurênia Souto SALES
Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Departamento de Letras e do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS/UFPB, João Pessoa, Paraíba. laurenia souto@gmail.com

Marluce Pereira da SILVA
Doutora em Letras pela UNESP/Araraquara/São Paulo. Professora do Departamento de Jornalismo e do Mestrado Profissional em Letras/ PROFLETRAS/UFPB, João Pessoa/, Paraíba. marlucepereira@uol.com.br

Silmara RODRIGUES
Mestra em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS/UFPB, Professora da rede pública municipal da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. rodriguessilmara@yahoo.fr

Seção
Artigos