COORDENAÇÃO DE ORAÇÕES E VOCÁBULOS NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB PERSPECTIVA DO CONTÍNUO ORALIDADE-LETRAMENTO
Palavras-chave:
Ensino- aprendizagem de coordenação linguística, Uso e efeitos de sentido da coordenação, Contínuo oralidade-letramento.
Resumo
Abordamos o uso e estudo de vocábulos coordenados e de orações coordenadas para discutirmos uma proposta desenvolvida no PROFLETRAS-UFRRJ e aplicada ao nono ano do ensino fundamental, em uma escola de Nova Iguaçu-RJ. Pautamo-nos em um estudo comparativo sobre o mecanismo da coordenação linguística, com base em gramáticas normativas, no texto de Matos (2003) e em Castilho (2010). Trata-se de uma mediação didática baseada na abordagem colaborativa de ensino/aprendizagem (BEHRENS, 2013) associada ao Modelo dos Contínuos de Variação Linguística (BORTONI-RICARDO, 2004,2005), com ênfase no contínuo oralidade/letramento.