LETRAMENTO ACADÊMICO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ARTIGO CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO SUPERIOR

  • Luzia BUENO/ Katia DIOLINA/ Ana Elisa JACOB
Palavras-chave: Letramento acadêmico, Sequência didática, Artigo científico

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência de trabalho de letramento acadêmico no ensino do gênero artigo científico para alunos de Pedagogia em seu primeiro ano de curso. O foco principal é a sequência didática que foi desenvolvida e empregada nesta experiência, contemplando a atividade de pesquisa e a escrita do gênero artigo científico. A discussão está ancorada nos Novos Estudos do Letramento (STREET 1984, 1995, 2012, 2014; KLEIMAN 1995, 2006, 2007) e em sua articulação às questões da engenharia didática, conforme proposta por Bronckart (1999, 2009) e Schneuwly e Dolz (2004), no tocante ao ensino de gêneros textuais.

Biografia do Autor

Luzia BUENO/ Katia DIOLINA/ Ana Elisa JACOB

Luzia BUENO
Professora doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF) – Itatiba – São Paulo – Brasil – luzia_bueno@uol.com.br 

Katia DIOLINA
Professora doutora realizando o pós-doc no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF) – Itatiba – São Paulo – Brasil –katiadio@gmail.com

Ana Elisa JACOB
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF) – Itatiba – São Paulo – Brasil – ana.elisa.jacob@gmail.com

Seção
Artigos