O CONCEITO DE PROPORÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS

  • Thaís Pedretti Lofeudo Marinho FERNANDES/ Ivo da Costa do ROSÁRIO
Palavras-chave: Proporção, Orações subordinadas, Orações adverbiais, Construções proporcionais

Resumo

Esse artigo focaliza a noção de proporção em estudos de cunho tradicional, a exemplo de Bechara (2009), Rocha Lima (2011) e Cunha e Cintra (2008). Partindo dessas visões tradicionais, exibem-se, em seguida, estudos de perspectiva não tradicional, a exemplo de Castilho (2012) e Mateus et alii (2003). Por fim, são analisados casos de usos efetivos da língua, extraídos do Corpus Discurso & Gramática. O objetivo é estabelecer o estatuto semântico da proporção, ainda que em cruzamento com outras semânticas instituídas na língua, como a noção de tempo e a de conformidade.

Biografia do Autor

Thaís Pedretti Lofeudo Marinho FERNANDES/ Ivo da Costa do ROSÁRIO

Thaís Pedretti Lofeudo Marinho FERNANDES
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, thaisplmf@gmail.com.

Ivo da Costa do ROSÁRIO
Doutor em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente de língua portuguesa no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, rosario.ivo3@gmail.com

Seção
Artigos