O DIÁRIO DE LEITURAS DOS QUADRINHOS: DO LIVRO DIDÁTICO ÀS PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO

  • Renata Ferreira RIOS/ Geam KARLO-GOMES
Palavras-chave: Leitura, Ensino Médio, Tiras em Quadrinhos, Diário de leituras

Resumo

Este texto apresenta resultados iniciais de uma pesquisa-ação realizada com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Petrolina-PE acerca da utilização de gêneros multimodais. Objetivamos, aqui, compreender as contribuições da escrita diarista nas leituras dos quadrinhos no contexto escolar. Para isso, analisamos de que forma os quadrinhos têm sido abordados em alguns livros didáticos, e em seguida, propusemos a escrita do diário de leituras dos gêneros tira em quadrinhos e charge. A partir das produções diaristas, concluímos que este dispositivo pode nortear os estudantes na leitura dos quadrinhos, favorecendo a interlocução, autonomia, criatividade e gestão do próprio aprendizado. Além disso, foi possível também agregar inovação ao conceito de metáforas visuais, proposto por Ramos (2009).

Biografia do Autor

Renata Ferreira RIOS/ Geam KARLO-GOMES

Renata Ferreira RIOS
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do Departamento de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE). Petrolina-PE/Brasil. E-mail: renatarios7@gmail.com

Geam KARLO-GOMES
Doutor em Literatura e Interculturalidade Pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (UPE). Petrolina-PE/Brasil. E-mail: geamk.upe@gmail.com

Seção
Artigos