Orientação Motivacional para o Ego Pode Explicar aPerformance Atlética em Teste Físico de Tarefa Aberta

  • Camila de Melo Lima
  • Érico Chagas Caperuto
  • Vinícius Barroso Hirota
  • André Rinaldi Fukushima
  • Marcelo Rodrigues da Cunha
  • Elias de França
Palavras-chave: Percepção subjetiva de esforço, tempo até a exaustão, motivação, tarefa, ego

Resumo

Tarefas abertas sem fim determinado podem exigir um elevado potencial motivacional, para manter os indivíduos engajados na tarefa. Corrida até a exaustão é um modelo de tarefa aberta utilizado em ciências do esporte para avaliar performance atlética. O uso de suplementos esportivos nutricionais, como cafeína e beta-alanina, influência de forma significativa a performance em tarefas abertas (por exemplo, tempo até a exaustão). O objetivo deste estudo foi avaliar se o perfil motivacional está relacionado à performance atlética numa tarefa aberta. Doze atletas (n:12) realizaram quatro corridas sob a influência de diferentes suplementos ergogênicos. Antes da corrida foi avaliado o perfil motivacional dos corredores, marcador de carga metabólica (lactato) e psicológica (percepção subjetiva de esforço). Verificamos que independentemente da suplementação utilizada, a orientação motivacional para o ego está significativamente correlacionada com o tempo até a exaustão (r= 0,343, p= 0.01). A motivação de regulação externa está significativamente relacionada à performance na corrida até a exaustão.

Biografia do Autor

Camila de Melo Lima

Faculdade Estácio de Cotia, Educação Física

Érico Chagas Caperuto

Universidade São Judas Tadeu.

Vinícius Barroso Hirota

Departamento de Educação Física, Centro Universitário das Américas - FAM, SP, Brasil.

André Rinaldi Fukushima

Department of Pathology, School of Veterinary Medicine and Animal Science, University of
São Paulo, São Paulo, Brazil.
Faculdade de Ciências da Saúde do IGESP, São Paulo, Brasil.

Marcelo Rodrigues da Cunha

Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchieta, Jundiaí/SP.

Elias de França

Faculdade Estácio de Cotia, Educação Física.
Universidade São Judas Tadeu.

Seção
Artigos