Avaliação qualitativa de cardápios em unidades de alimentação e nutrição

  • Giulia Nogueira
  • Stefhani de Aquino
  • Viviane Bressane Claus Molina

Resumo

A alimentação é um ato fundamental para o funcionamento do corpo humano, tanto por questões biológicas como por fatores sociais e culturais. O ato de comer fora de casa tem crescido muito nos últimos anos, ocasionado por questões sociais, como entretenimento e lazer, econômicas, como o preço dos alimentos prontos para o consumo, praticidade e trabalho, pelo aumento da inserção feminina no mercado, aumento da renda familiar, rotina da sociedade contemporânea, urbanização, entre outros fatores. As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) possuem o objetivo de fornecer uma refeição equilibrada e adequada nutricionalmente para o consumidor, fazendo com que o indivíduo que realiza uma ou mais refeições fora do domicílio tenha suas necessidades nutricionais atendidas. Para ajudar o nutricionista a elaborar o cardápio de acordo com todas as necessidades do cliente e que seja de modo adequado, existem diversas ferramentas, como a Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC), que auxilia na análise qualitativa do cardápio oferecido. Portanto, foi realizada uma revisão literária sobre o uso desta ferramenta para a avaliação qualitativa de cardápios em UAN no Brasil. Concluiu-se que, em geral, mesmo havendo maior oferta de frutas e folhosos, moderada oferta de frituras e monotonia de cores, os cardápios ainda se encontram com elevada oferta de calorias, gorduras e carboidratos, necessitando de ajustes.

Biografia do Autor

Giulia Nogueira

Graduandas do curso de Nutrição pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Avenida Odila Azalim, 575 - Vila Francisco Eber, Jundiaí – São Paulo, Brasil.

Stefhani de Aquino

Graduandas do curso de Nutrição pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Avenida Odila Azalim, 575 - Vila Francisco Eber, Jundiaí – São Paulo, Brasil.

Viviane Bressane Claus Molina

Professora do Centro Universitário Padre Anchieta, Avenida Odila Azalim, 575 - Vila Francisco Eber, Jundiaí – São Paulo, Brasil.

E-mail:  viviane.molina@anchieta.br

Seção
Artigos