Acidentes com serpentes no município de Jundiaí: série histórica de 2007 a 2019

  • Pedro Dresch de Michel
  • Rodrigo Gomes Torres
  • Henrique Ribeiro de Medeiros
  • Juliana Quero Reimão
Palavras-chave: Acidentes com animais peçonhentos, Acidente ofídico, Epidemiologia, Sistemas de Informação em Saúde, Saúde pública

Resumo

Apesar da importância clínica e morbimortalidade dos acidentes causados por serpentes, existem poucos estudos na literatura científica acerca do perfil epidemiológico de tais agravos no Estado de São Paulo. Entretanto, a realização desses estudos poderia contribuir para o controle e prevenção destes acidentes através de atividades educativas, por exemplo, e para o correto suprimento de terapia sorológica específica para cada caso. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo descritivo de casos de acidente ofídico e das espécies envolvidas nos acidentes notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) no município de Jundiaí através de uma série histórica do período de 2007-2019. Portanto, realizou-se uma análise da evolução temporal, verificando o número de casos notificados em relação ao gênero, escolaridade e faixa etária dos indivíduos acometidos no município de Jundiaí, Estado de São Paulo e Brasil. Esta pesquisa desenvolveu-se através do método descritivo epidemiológico com investigação bibliográfica, apresentando uma análise de caráter quantitativo do conteúdo pesquisado.

Biografia do Autor

Pedro Dresch de Michel

Discentes de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Rua Francisco Telles, 250, Jundiaí, São Paulo, Brasil.

Rodrigo Gomes Torres

Discentes de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Rua Francisco Telles, 250, Jundiaí, São Paulo, Brasil

Henrique Ribeiro de Medeiros

Discentes de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Rua Francisco Telles, 250, Jundiaí, São Paulo, Brasil.

Juliana Quero Reimão

Docente do Departamento de Morfologia e Patologia Básica da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Rua Francisco Telles, 250, Jundiaí, São Paulo, Brasil.

E-mail: juliana_reimao@yahoo.com.br, Departamento de Morfologia e Patologia Básica da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Rua Francisco Telles, 250, Vila Arens, CEP 13202-550, Jundiaí, São Paulo, Brasil. (11) 3395 2100.

Seção
Artigos