A relação entre o consumo de proteína de origem animal e a síntese proteica muscular em praticantes de exercício físico.

  • Gabrielle Freitas Bressanini Graduanda do curso de Nutrição pelo Centro Universitário Padre Anchieta.
  • Milena Beatriz de Lima Marfil Graduanda do curso de Nutrição pelo Centro Universitário Padre Anchieta.
  • Bruna Marcacini Azevedo Nogueira Docente do Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí, São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: proteína, proteína animal, aminoácidos essenciais, síntese proteica muscular, exercício de resistência.

Resumo

A estrutura corporal dos seres humanos e animais é constituída por proteínas, que desempenham funções fundamentais no organismo. As proteínas são formadas por aminoácidos essenciais, obtidos por meio da alimentação, e não essenciais, sintetizados pelo organismo. Alimentos e suplementos contendo proteína animal e láctea apresentam uma maior porcentagem de aminoácidos essenciais e parecem resultar em maior síntese proteica após um estímulo de exercício de resistência. O objetivo desse estudo foi avaliar a relação entre a ingestão de proteínas de origem animal e o aumento da síntese proteica muscular. Foram selecionados 14 artigos publicados nas bases de dados Scielo e Pubmed nos últimos 14 anos. Os estudos mostraram que os grupos que utilizaram proteínas de origem animal tiveram um maior estímulo da síntese proteica muscular em relação aos grupos que utilizaram proteínas vegetais. O estudo que comparou a ingestão do ovo inteiro com a ingestão da clara do ovo não encontrou diferenças entre eles. O estudo que avaliou a ingestão do leite de vaca não conseguiu determinar efeito positivo entre a ingestão e a performance e recuperação muscular. Os estudos que avaliaram a caseína, a proteína do ovo integral e o whey protein determinaram um aumento da síntese proteica muscular. Três estudos compararam a ingestão entre proteínas animais diferentes e concluíram que houve um aumento da síntese proteica muscular, à exceção do colágeno. Por fim, três estudos
compararam a ingestão entre fontes de proteínas animais diferentes com um grupo controle, resultando em síntese proteica muscular apenas nos grupos que ingeriram proteína animal. Concluiu-se que a síntese proteica muscular é mais favorecida quando praticantes de exercício físico utilizam fontes de proteínas animais, desde que a quantidade de proteína total diária recomendada seja obtida.

Publicado
2023-01-24
Seção
Artigos