PERFIL NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA SITUADA NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS E ANÁLISE DA DIETA OFERECIDA

  • Vera Lúcia Sampar de Souza Novaes (...)
Palavras-chave: envelhecimento, idosos, riscos nutricionais, consumo alimentar

Resumo

Objetivo: Avaliar o estado nutricional de idosos e verificar a adequação da oferta diária de alguns nutrientes na dieta oferecida de acordo com as recomendações das DRI´s para idade. Métodos: Foi realizado um estudo transversal em que foram avaliados 38 indivíduos idosos com idade entre 60 e 90 anos de ambos os gêneros, residentes em instituição de longa permanência. As variáveis antropométricas avaliadas foram: índice de massa corpórea (IMC) e a circunferência da panturrilha (CP). Para verificação da adequação da oferta de energia de macronutrientes e micronutrientes (cálcio, ferro, vitamina C, vitamina A, vitamina D, tiamina e niacina), foi analisado o cardápio oferecido pela instituição. Os dados foram apresentados de forma descritiva e comparados à literatura. Resultados: O IMC mostrou que 36,8% dos idosos apresentaram sobrepeso e a CP indicou eutrofia. Ao avaliarmos a oferta de macronutrientes, o carboidrato e a proteína estavam adequadas, porém, o lipídio estava abaixo do recomendado para a faixa etária, quanto aos micronutrientes notou-se uma deficiência na oferta de vitamina D e cálcio e adequação dos demais. Conclusão: Diante dos resultados encontrados, torna-se necessária a adequação do cardápio como prevenção do sobrepeso e desnutrição, devendo essa população ser alvo de programas de orientação nutricional e reeducação alimentar.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Sampar de Souza Novaes (...)

Vera Lúcia Sampar de Souza Novaes, Maria Lúcia Perrella de Carvalho, Daniela Benedita da Silva Mascarello, Isabel Peraltos Martins da Costa, Sandra R. Oliveira. Universidade Cruzeiro do Sul.

Seção
Artigos