MÃE TRABALHADORA: COMO MANTER A AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA?

  • Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz (...)
Palavras-chave: Aleitamento Materno, Trabalho Feminino, Saúde do Trabalhador, Saúde da Criança.

Resumo

Este estudo visou alertar os profissionais de saúde sobre importância da orientação qualificada às grávidas e puérperas com vínculo empregatício, principalmente em relação à continuação do aleitamento materno exclusivo após a licença maternidade. Trata-se de um estudo de revisão teórica, realizada no período de novembro de 2011 a janeiro de 2012, através de documentos disponíveis no Ministério da Saúde, no Ministério do Trabalho, Planalto do Governo e base de dados da Bireme e da Scielo. Foram selecionados os materiais que fizessem parte do contexto da mulher trabalhadora e sua dificuldade de manter a amamentação exclusiva por seis meses. Discutindo-se sobre direitos legais e formas de prevenção à saúde da mulher e da criança. 

Biografia do Autor

Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz (...)

Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz
Enfermeira; Doutorado em andamento em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP; Membro do grupo de Pesquisa em Nutrição do IMIP. Endereço para correspondência: Rua Esperanto, 311, Apto. 401, Bairro: Ilha do Leite, CEP: 50070-390, Recife- PE, Brasil. Telefone: (81) 9827-6567. E-mail: rachel.callou@hotmail.com (Autor responsável pela correspondência).

Hildegaranje de Menezes Cavalcanti
Enfermeira; Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA).

Ludwig Tenório Cruz Gomes Amorim
Acadêmico de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde-IMIP; Bolsista de iniciação científica do CNPq.

Sandra Hipólito cavalcanti
Enfermeira; Gerente de enfermagem do Banco de Leite Humano do IMIP; Mestre em Saúde Materno Infantil pelo IMIP.

Maria de Fátima Costa Caminha
 Enfermeira; Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; Docente e pesquisadora do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira- IMIP/Diretoria de pesquisa; Membro do grupo de Pesquisa em Nutrição do IMIP.

Seção
Artigos