CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO MORFOMÉTRICO DO FÊMUR E SUA APLICABILIDADE CLÍNICA

  • Leila de Fátima Franco Ciorniavei (...)
Palavras-chave: fêmur, fraturas do fêmur, colo do fêmur, medidas

Resumo

As lesões femorais envolvendo fraturas e doenças osteodegenerativas são situações comuns nas clínicas e hospitais no setor da ortopedia e traumatologia. Na maioria dos casos, indica-se a intervenção cirúrgica e para isto há a necessidade do conhecimento da anatomia do fêmur na escolha e sucesso do recurso a ser usado. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi fornecer dados mais detalhados das dimensões métricas e angulações dos fêmures. Para isto, utilizouse 34 fêmures secos e 33 imagens radiológicas do quadril. Avaliaram-se as medidas entre os relevos femorais bem como o ângulo de inclinação cervico-diafisário. Nos resultados das análises dos fêmures secos notou predomínio do ângulo cervico-diafisário menor que 125º diferente do observado nas radiografias. Nas medidas entre os relevos ósseos, notou-se diferença do comprimento do trocânter maior ao côndilo lateral e da cabeça do fêmur ao côndilo medial ao comparar com os tipos de fêmures padronizados conforme a angulação cervico-diafisário. Conclui-se que as medidas femorais são essenciais na escolha e sucesso do método cruento do tratamento das lesões femorais.

Biografia do Autor

Leila de Fátima Franco Ciorniavei (...)

Leila de Fátima Franco Ciorniavei,Valquiria Pelissen de Siqueira, Amilton Iatecola, Cesar Adriano Dias Vecina, Marcelo Rodrigues da Cunha.
Laboratório de Anatomia, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Itu, São Paulo, Brasil. Não há conflitos de interesse.

Seção
Artigos