A EFICÁCIA DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA POR MICROCORRENTE EM RUGAS PERIORBITAIS

  • Eliana Sanches Santos (...)
Palavras-chave: Envelhecimento, Pele, Estimulação Elétrica

Resumo

Inevitavelmente, todos os organismos sofrem deterioração progressiva em suas funções e, com o decorrer do tempo, ocorrem modificações biológicas, psicológicas e sociais. Em decorrência da preocupação com a aparência física, aumentou o interesse na realização de pesquisas, contribuindo com o conhecimento tecnológico no campo da Cosmetologia e Estética. Uma das opções no tratamento estético para amenizar e/ou reverter o quadro do envelhecimento das rugas periorbitais é o aparelho gerador de microcorrente, também denominado de MENS (Microcurrent Electrical Neuromuscular Stimulation). Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos da estimulação elétrica por microcorrente (MENS) em voluntárias com rugas periorbitais, além do grau de satisfação e de tolerância ao tratamento. A pesquisa foi realizada com uma amostra constituída de 6 (seis) mulheres, com idade entre 45 a 60 anos, que receberam, individualmente, 16 (dezesseis) aplicações da técnica de microcorrente, distribuídas em 2 (duas) sessões semanais. Buscou-se observar se há eficácia ou não dessa técnica nas marcas de rugas, por meio da avaliação não invasiva da viscoelasticidade da pele, por sucção com o equipamento Cutometer®. Para o parâmetro elasticidade, não houve alteração nas áreas avaliadas, porém, para o parâmetro firmeza, houve um aumento de 54,4% na área periorbital esquerda, e de 53,8% na área direita, com p<0,05. Quanto ao grau de satisfação e tolerância com o tratamento por MENS, 66,67% das voluntárias consideraram o tratamento satisfatório e muito confortável. Os resultados obtidos nos permitem concluir que a utilização da MENS, em rugas periorbitais, melhora o parâmetro firmeza, o que contribuiu para a melhora geral do envelhecimento dessa região, nesse grupo de voluntárias, e que, para estas, o tratamento mostrou-se satisfatório e confortável.
 

Biografia do Autor

Eliana Sanches Santos (...)

Eliana Sanches Santos1, Valdicéia Heloisa Schneider Herrera1,5, Demetrius Paiva Arçari2,3 Renata Michelini Guidi2, Estela Maria Correia Sant'Ana2 e Aparecida Erica Bighetti2,4,5

1 Pós-Graduandas em Cosmetologia e Estética, do Centro de Formação Avançada Ibramed (Cefai) (Amparo/SP) 2 Professores do Centro de Formação Avançada Ibramed (Cefai) (Amparo/SP)
3 Docente do Centro Universitário Amparense (Unifia) (Amparo/SP)
4 Professora do Curso de Farmácia, do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) (Jundiaí/SP)
5 Professoras do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) (Jundiaí/SP)

Seção
Artigos