ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÃO É REPOSITÓRIO DAS INFÂNCIAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A TEORIA BIOECOLÓGICA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumo
O objetivo deste artigo foi discutir a aplicação da Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner na Educação Infantil, especificamente em creches. A teoria sugere que o desenvolvimento infantil é moldado por interações entre a criança e seu ambiente, organizado em microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema. Esses sistemas devem ser utilizados para criar um ambiente que promova a aprendizagem através de vínculos afetivos e experiências interativas. No entanto, persiste a visão histórica que considera a creche apenas como um espaço de assistencialismo, voltado ao cuidado e ao brincar livre, sem direção científica e pedagógica. Como resultado, a creche é vista principalmente de uma perspectiva política, como um repositório das infâncias, desconsiderando as condições necessárias para um ensino de qualidade. O estudo destaca a importância de os docentes refletirem criticamente sobre as relações Bioecológicas e as condições de trabalho impostas, para agir com consciência e assertividade diante das políticas públicas e da desinformação.