https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/issue/feedRevista Pesquisa em Psicologia Aplicada2025-04-02T14:56:39+00:00Revista de Psicologia Aplicadapsicologia.aplicada@anchieta.brOpen Journal Systems<p>A Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada é uma publicação de fluxo contínuo on-line do curso de Psicologia do Centro Universitário Padre Anchieta, cujo objetivo é fomentar a produção de conhecimento e a discussão crítica, abrangendo os diversos segmentos que compõem a ciência psicológica. É um veículo de divulgação de produções científicas nacionais e internacionais, que agreguem valor ao debate, à pesquisa e ao ensino da Psicologia.</p>https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2248A INFLUÊNCIA DE URIE BRONFENBRENNER NA PSICOLOGIA MODERNA2025-04-02T14:56:35+00:00Afonso Antonio Machadoafonsoa@gmail.comCarita Peliçãocarita.pelicao@unesp.brBruna Feitosaafonsoa@gmail.comFabiane Bortoluzzi Angelo Munhozafonsoa@gmail.com<p>Urie Bronfenbrenner (1917–2005), psicólogo russo-americano, é amplamente reconhecido por sua significativa contribuição à psicologia do desenvolvimento. Sua Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano reformulou a forma como entendemos o desenvolvimento, inserindo o indivíduo em um contexto mais amplo e interdependente com o meio ambiente. Esse modelo teórico introduz uma abordagem multidimensional que considera os fatores sociais, culturais, econômicos e históricos que influenciam o comportamento e o desenvolvimento humano. A psicologia moderna, ao abraçar essa perspectiva, reconhece que o ser humano não pode ser compreendido isoladamente de seu contexto, levando a uma abordagem mais holística e sistêmica nos estudos sobre comportamento e saúde mental.</p>2025-03-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicadahttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2249A COMPETÊNCIA MOTORA NA PERSPECTIVA BIOECOLÓGICA2025-04-02T14:56:36+00:00Fernando Copettiafonsoa@gmail.comNadia Cristina Valentiniafonsoa@gmail.com<p>Trata-se de um artigo que busca demostrar que a competência motora precisa ser compreendida enquanto uma propriedade pessoal que confere à criança um determinado <em>status</em> alcançado dentro do grupo. Para além da competência real, destacamos também o importante significado que a competência percebida possui enquanto determinante dos processos proximais, e consequentemente, do desenvolvimento da competência real. Ressaltamos que é preciso que a competência motora seja compreendida em situações dos ambientes da vida real, e que, na ótica da cultura em que está inserida, considere o significado do que é ser motoramente competente. Ao final, conclui-se que ter competência motora não é ser habilidoso ou desempenhar bem uma tarefa específica; mas sim ser capaz de usar de seus recursos adequadamente para resolver de forma satisfatória os problemas emergentes que se apresentam nas situações dinâmicas da vida, seja em situações dos afazeres domésticos, das práticas esportivas, de lazer, ou do trabalho.</p>2025-04-02T14:43:49+00:00Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicadahttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2250A DOR CRÔNICA NO BRASIL PELAS LENTES DA TEORIA BIOECOLÓGICA2025-04-02T14:56:36+00:00Ieda Fernanda Alvarezafonsoa@gmail.com<p>Este trabalho visa explorar a aplicação da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano criada por Bronfenbrenner no contexto da dor crônica. Inicialmente, apresenta-se uma breve introdução, seguida por dois tópicos que discutem o referencial teórico pertinente à Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e à dor crônica, respectivamente. No terceiro tópico, abordam-se as implicações resultantes da interseção entre esses dois temas. Trata-se de um primeiro passo na integração da teoria com a área da dor, utilizando os conceitos de Bronfenbrenner para organizar a compreensão da dor crônica no Brasil a partir do modelo Processo-Pessoa-Contexto-Tempo.</p>2025-03-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicadahttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2251A TOMADA DE DECISÃO NAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: APROXIMAÇÕES COM A TEORIA BIOECOLÓGICA2025-04-02T14:56:36+00:00Vinícius Felipe Cardosoviniciusfelipecardoso@hotmail.com<p style="margin: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">A intenção desse texto parte da complexidade da tomada de decisão nas Práticas Corporais de Aventura, enfatizando como os riscos são percebidos e geridos pelos praticantes. Parte da Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner como estrutura teórica para entender como fatores pessoais, sociais e contextuais influenciam as decisões tomadas durante a prática de aventura. Ancora-se à experiência do indivíduo que amplifica ou mitiga a intensidade do risco percebido. Destaca-se o suporte da orientação de instrutores para ajudar iniciantes operarem os riscos associados dessas práticas, promovendo uma compreensão profunda das dinâmicas envolvidas na tomada de decisão nas Práticas Corporais de Aventura, emergindo a compreensão dos contextos e das relações interpessoais.</span></p>2025-03-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicadahttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2252A FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOB A ÓTICA DA TEORIA BIOECOLÓGICA DE BRONFENBRENNER: IMPACTOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES2025-04-02T14:56:37+00:00Afonso Antonio Machadoafonsoa@gmail.comCarita Peliçãocarita.pelicao@unesp.brBruna Feitosa de Oliveiraafonsoa@gmail.com<p>Este estudo busca analisar a aplicabilidade da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, na formação de professores universitários, destacando suas vantagens, desafios e impactos na prática docente.Foi realizada uma análise teórica baseada na literatura acadêmica sobre formação docente, desenvolvimento humano e aprendizagem. Foram examinados estudos empíricos e teóricos que discutem a influência dos sistemas bioecológicos (microssistema, mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema) no contexto educacional. A análise indicou que a formação de professores universitários deve considerar não apenas o conhecimento específico, mas também as interações sociais, culturais e institucionais que influenciam o ensino superior. A Teoria Bioecológica permite compreender essas dinâmicas de maneira integrada, favorecendo práticas pedagógicas mais contextualizadas e inclusivas. Estudos de caso demonstram que a adoção dessa abordagem melhora a qualidade da formação docente ao promover estratégias pedagógicas alinhadas às necessidades dos alunos e ao contexto educacional. A integração da Teoria Bioecológica na formação docente pode contribuir para um ensino superior mais eficaz e humanizado. No entanto, desafios como a resistência à inovação, a necessidade de formação continuada e limitações institucionais devem ser superados. A adoção dessa perspectiva exige o comprometimento das instituições de ensino superior na implementação de políticas e práticas que fortaleçam a interconexão entre os diferentes sistemas que influenciam o desenvolvimento docente. Dessa forma, é possível fomentar uma educação universitária que equilibre conhecimento técnico, reflexão crítica e compromisso social.</p>2025-04-02T14:32:03+00:00Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicadahttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2253PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA ESPORTIVA À LUZ DA TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 2025-04-02T14:56:37+00:00Lenamar Fioreselenamarfiorese@gmail.comNayara Malheiros Caruzzoafonsoa@gmail.comAndressa Ribeiro Contreiraafonsoa@gmail.com<p>Trata-se de um estudo que analisa as propostas além dos parâmetros do contexto propostos por Bronfenbrenner (micro, meso, exo e macrossistema) que implicam de forma significativa no desenvolvimento dos indivíduos, o tempo vem sendo empregado em um número crescente de pesquisas, desde a década de 70, não apenas como ordenamento de acordo com a idade dos sujeitos, mas como um fator que caracteriza seu desenvolvimento dentro de um contexto histórico (BRONFENBRENNER, 2011). Esses delineamentos são chamados de <em>modelos de cronossistema </em>e as pesquisas realizadas com esse olhar elucidam que indivíduos da mesma idade podem ter experiências muito diferentes a depender do período histórico em que viveram.</p>2025-03-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicadahttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2254O CONTEXTO BIOECOLÓGICO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO NA MODALIDADE FUTSAL2025-04-02T14:56:38+00:00João Ricardo Nickenig Vissociafonsoa@gmail.comLeonardo Pestillo de Oliveiraafonsoa@gmail.comValdilene Wagnerafonsoa@gmail.comJaqueline Gazque Fariaafonsoa@gmail.comLenamar Fioreseafonsoa@gmail.com<p>Este estudo investigou a dimensão do contexto da teoria bioecológica de Bronfenbrenner no desenvolvimento de atletas brasileiros de alto rendimento na modalidade futsal. Estudo transversal de abordagem qualitativa e caráter descritivo. A amostra foi composta por 23 atletas brasileiros de alto rendimento na modalidade futsal. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado embasado nos elementos dos parâmetros da dimensão do contexto oriundos da teoria bioecológica enfatizando a trajetória de carreira experimentada pelos atletas. Os resultados sugerem que programas de treinamento devem levar em consideração a inserção de elementos que possibilitem a emancipação dos atletas frente a essas estruturas que integram o contexto da modalidade esportiva futsal. Ainda, se propõe aos clubes que se preocupem com características que auxiliam no enfrentamento de transições ecológicas. Novas pesquisas precisam ser realizadas para aprofundar o entendimento sobre as características das atividades molares do microssistema, influências das forças do mesossistema e do exossistema baseados em uma política de esportes do macrossistema que permitam abordagens de análises do cronossistema com perspectivas longitudinais.</p>2025-03-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicadahttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2255GRUPO “SUCATA”: HÁ MAIS DE 20 ANOS JOGANDO VÔLEI2025-04-02T14:56:38+00:00Robledo Carissimiafonsoa@gmail.comRodrigo Lara Rotherrodrigorother@univates.br<p>O objetivo deste estudo é analisar os principais fatores motivacionais que levam um grupo de pessoas a praticar atividades esportivas coletivas por mais de 20 anos. A metodologia utilizada foi qualitativa, foram entrevistadas quatro integrantes que pertencem ao grupo autodenominado “Sucata” desde o início de suas atividades. Foi utilizada a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano para análise dos resultados, que apontaram para a motivação ao ingresso estimulada pelas vivências na época escolar e estímulo dos professores de Educação Física. A manutenção no grupo se deve ao somatório das características pessoais e ambientais que definem a amizade, o companheirismo e o apoio na superação das dificuldades, além da competitividade e melhora das habilidades, que contribuem para a autoestima e a qualidade de vida.</p>2025-04-02T14:25:42+00:00Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicadahttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2256ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO2025-04-02T14:56:39+00:00Richard Victor Pachecoafonsoa@gmail.com<p>O estudo objetiva analisar a influência do contexto social no desenvolvimento humano, com ênfase nas interações escolares e nos transtornos do neurodesenvolvimento. Adotou-se uma abordagem teórica baseada em autores como Bronfenbrenner (1999) e Diniz e Crestani (2023), enfatizando a teoria bioecológica e a neuroplasticidade. A pesquisa revisou literatura sobre desenvolvimento infantil, funções cognitivas e impacto das relações sociais. Os resultados destacam que a escola, ao proporcionar múltiplas interações, desempenha papel crucial no desenvolvimento das funções mentais superiores, podendo tanto estimular quanto potencializar dificuldades cognitivas em crianças com transtornos como TDAH e TDI. Evidenciou-se que o meio influencia significativamente o desempenho escolar e o neurodesenvolvimento, podendo gerar efeitos positivos ou agravar dificuldades preexistentes. A conclusão ressalta a importância da estimulação adequada e do olhar crítico sobre os fatores ambientais no processo educacional, reforçando que compreender as dificuldades do estudante requer análise do contexto social e das interações que moldam sua identidade. Assim, destaca-se a necessidade de estratégias pedagógicas inclusivas e adaptativas para minimizar impactos negativos e promover um desenvolvimento pleno, considerando a complexidade das relações humanas e a plasticidade cerebral.</p>2025-04-02T14:41:54+00:00Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicadahttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2246Editorial2025-04-02T14:56:39+00:00Afonso Antonio Machadoafonsoa@gmail.com2025-04-02T14:38:30+00:00Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada