Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada <p>A Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada é uma publicação de fluxo contínuo on-line do curso de Psicologia do Centro Universitário Padre Anchieta, cujo objetivo é fomentar a produção de conhecimento e a discussão crítica, abrangendo os diversos segmentos que compõem a ciência psicológica. É um veículo de divulgação de produções científicas nacionais e internacionais, que agreguem valor ao debate, à pesquisa e ao ensino da Psicologia.</p> pt-BR psicologia.aplicada@anchieta.br (Revista de Psicologia Aplicada) editoraunianchieta@anchieta.br (Pedro Henrique Carvalho Gomes) Fri, 28 Mar 2025 14:59:10 +0000 OJS 3.1.2.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDUCAÇÃO FÍSICA E TEORIA BIOECOLÓGICA: A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO AMPLIADA E HUMANIZADA https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2235 <p>A Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos, englobando aspectos físicos, cognitivos e sociais. Para ser verdadeiramente eficaz, é necessário compreender as complexas interações que moldam o desenvolvimento humano. A teoria bioecológica do desenvolvimento humano, proposta por Urie Bronfenbrenner, oferece uma perspectiva valiosa para analisar e aprimorar a formação em Educação Física. A integração da teoria bioecológica nos cursos superiores de Educação Física não apenas enriquece a formação acadêmica, mas também prepara os futuros profissionais para enfrentar os desafios da prática educativa de maneira mais informada e adaptável. Este artigo tem como objetivo discutir como a aplicação dessa teoria pode enriquecer a formação em Educação Física, promovendo uma abordagem mais ampla e humanizada.</p> Ligia Lopes Rueda Kocian Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2235 Fri, 28 Mar 2025 14:05:52 +0000 ABORDAGEM BIOECOLÓGICA NA FISIOTERAPIA: EXPLORANDO O MODELO PARA REABILITAÇÃO https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2237 <p>fisioterapia aborda uma vasta gama de condições, desde neurológicas até complicações cardiorrespiratórias, oferecendo prevenção, reabilitação e treinamento. A teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner, reformulada para o modelo Processo-Pessoa-Contexto-Tempo (PPCT), é fundamental para entender o desenvolvimento humano e aplicar essas ideias na fisioterapia. Integrar a teoria bioecológica e o modelo PPCT permite personalizar a prática fisioterapêutica, considerando as interações dinâmicas entre o paciente, seu ambiente e o tempo, resultando em tratamentos mais eficazes e adaptados às necessidades individuais.</p> Mariane Cherryne Neves de Souza Vianna Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2237 Fri, 28 Mar 2025 14:12:49 +0000 AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO SOB A ÓTICA DA TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2238 <p>Este estudo integra a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, no debate sobre as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Portanto, o Modelo PPCT (Pessoa-Processo-Contexto-Tempo) orienta as reflexões realizadas sobre o desenvolvimento dos sujeitos com AH/SD, as quais levaram em consideração a influência das interrelações recíprocas entre suas particularidades, seus processos e seus contextos (subdivididos em microssistemas, mesossistemas, exossistemas e macrossistemas), permeados pela influência do tempo. Assim, o estudo fornece bases teóricas para a desconstrução de mitos que reduzem e distorcem o entendimento das Altas Habilidades/Superdotação, fortalecendo uma visão global sobre essa condição.</p> Camilla Casotti Poisk Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2238 Fri, 28 Mar 2025 14:19:25 +0000 ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÃO É REPOSITÓRIO DAS INFÂNCIAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A TEORIA BIOECOLÓGICA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2239 <p>O objetivo deste artigo foi discutir a aplicação da Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner na Educação Infantil, especificamente em creches. A teoria sugere que o desenvolvimento infantil é moldado por interações entre a criança e seu ambiente, organizado em microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema. Esses sistemas devem ser utilizados para criar um ambiente que promova a aprendizagem através de vínculos afetivos e experiências interativas. No entanto, persiste a visão histórica que considera a creche apenas como um espaço de assistencialismo, voltado ao cuidado e ao brincar livre, sem direção científica e pedagógica. Como resultado, a creche é vista principalmente de uma perspectiva política, como um repositório das infâncias, desconsiderando as condições necessárias para um ensino de qualidade. O estudo destaca a importância de os docentes refletirem criticamente sobre as relações Bioecológicas e as condições de trabalho impostas, para agir com consciência e assertividade diante das políticas públicas e da desinformação.</p> Carita Pelição Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2239 Fri, 28 Mar 2025 14:23:45 +0000 AFETIVIDADE E TECNOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM BIOECOLÓGICA https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2240 <p>Esta resenha analisa a aplicação da Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner no contexto escolar, considerando a afetividade e tecnologia como fatores de impacto para a aprendizagem e desenvolvimento humano. A partir de uma abordagem bioecológica são analisadas as interações entre o aluno e os múltiplos contextos, destacando-se a relação afetiva entre professores e alunos, e o uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem. Para alcançar uma educação com mais qualidade, considerando o contexto atual da sociedade e das escolas, é essencial promover práticas pedagógicas que reforcem a valorização dos aspectos afetivos e o uso da tecnologia. Possibilitando ressignificar, conectar e aproximar os profissionais da educação ao contexto real dos estudantes. A combinação entre afetividade e tecnologia oferece um caminho promissor para práticas pedagógicas inovadoras, que reconhecem o aluno em toda a sua complexidade e diversidade de contextos</p> André de Araújo Moraes Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2240 Fri, 28 Mar 2025 14:29:45 +0000 A TEORIA BIOECOLÓGICA E A DANÇA CIRCULAR NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2241 <p>A teoria bioecológica de Bronfrenbrenner mostra a importância dos contextos para o desenvolvimento humano. Através dos seus quatro elementos – Processos, Pessoa, Contexto e Tempo – é possível compreender, de forma ampliada, os processos envolvidos no desenvolvimento humano. Com o objetivo de explorar e assimilar seus principais conceitos, buscou-se fazer aproximações da teoria com meu projeto de pesquisa. Tenho interesse em investigar a prática da dança circular no ambiente universitário e suas possíveis contribuições para a mobilização dos corpos, dos afetos e das interações sociais. As relações entre o projeto e a teoria bioecológica revelaram a sua aplicabilidade e uma ampliação do olhar da pesquisadora para sua pesquisa e seus possíveis resultados.</p> Fabiana Midori Oikawa Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2241 Fri, 28 Mar 2025 14:31:41 +0000 O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUAS PERSPECTIVAS https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2242 <p>O presente estudo explora a teoria bioecológica do desenvolvimento humano proposta por Bronfenbrenner, enfatizando a interação entre fatores individuais e contextuais na formação da identidade e das habilidades sociais. Utilizando uma abordagem teórica, o estudo analisa as interconexões entre os sistemas ecológicos e como eles influenciam a aquisição de competências sociais ao longo da vida. Os resultados indicam que o desenvolvimento das habilidades sociais é um processo dinâmico, influenciado por fatores pessoais, familiares e sociais, sendo a infância um período crítico para essa aprendizagem. Conclui-se que a teoria bioecológica oferece uma base sólida para compreender a interação entre ambiente e indivíduo, destacando a importância da rede de apoio e da influência cultural na promoção de comportamentos socialmente competentes.</p> Raphael Alves do Nascimento Santos Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2242 Fri, 28 Mar 2025 14:33:34 +0000 EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA: OLHARES PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2243 <p>A partir de meados do século XX, algumas questões acerca das ciências sociais e biológicas começam a inquietar os cientistas, pois os modelos, até então, não davam conta de explicar a natureza viva, as modificações que o sujeito sofria, a complexidade crescente dos seres vivos, entre outros questionamentos. Diante disso, um novo paradigma da ciência, ou uma nova ciência, aparece com o intuito de direcionar o modo como o ser humano vê o mundo, a natureza e os compreende. Neste momento, as ciências clássicas, fundamentadas em princípios cartesianos, newtonianos ou modernos dão espaço para nova ciência, denominada por alguns como ciência contemporânea, pós-moderna, novo-paradigmática</p> Ivan Wallan Tertuliano, Vivian de Oliveira Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2243 Fri, 28 Mar 2025 14:35:25 +0000 ANÁLISES DO CONTEXTO SITUACIONAL NUM ESPORTE DE SITUAÇÃO https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2244 <p>O voleibol, como esporte de situação, apresenta características específicas que o tornam um campo fértil para análises do contexto situacional e de restrições associadas à performance. Este artigo examina o voleibol a partir de uma perspectiva ecológica, destacando como as interações dinâmicas entre os atletas, o ambiente e as demandas da tarefa influenciam a tomada de decisão, o desempenho técnico e tático. A análise foca nas restrições impostas pelas regras do jogo, pelos adversários, pelas capacidades individuais e coletivas, bem como pelas condições externas, como espaço e tempo. Propostas de aplicação prática são sugeridas, enfatizando a importância de treinos que simulem situações reais de jogo para desenvolver habilidades adaptativas e responsivas. Além disso, o artigo reforça a relevância de estratégias pedagógicas que valorizem a variabilidade e a representatividade das tarefas no ensino do voleibol, promovendo a transferência de aprendizado para o contexto competitivo. Como resultado, a pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada do voleibol como esporte complexo e orientado por situações, oferecendo subsídios para treinadores, educadores físicos e pesquisadores interessados em otimizar o processo de ensino e treinamento. Essa abordagem amplia o olhar sobre a influência das restrições e potencializa o desempenho em cenários desafiadores e imprevisíveis.</p> Afonso Antonio Machado, Bruna Feitosa de Oliveira, Carita Pelição, Fernanda Maia; DANIEL BARTHOLOMEU Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2244 Fri, 28 Mar 2025 14:36:57 +0000 TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: APLICABILIDADE NOS ESPORTES https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2245 <p>Para o esporte, o talento está relacionado a variáveis antropométricas, fisiológicas, técnicas, táticas e psicológicas. De acordo com os autores, a idade cronológica, as oportunidades e qualidades dos estímulos oferecidos pelo ambiente, as relações interpessoais e entre pessoas, as tensões oferecidas pelos treinadores e familiares, entre outros podem atuar de forma a facilitar ou retardar o desenvolvimento do talento esportivo, o que tem suporte na TBDH, em que os sistemas se influenciam mutuamente. Desta maneira, entendemos que a aplicação da Teoria Bioecológic.a do Desenvolvimento Humano no âmbito esportivo apresenta-se como uma abordagem interessante para o ensino-aprendizado-treinamento dos atletas, da formação ao alto rendimento esportivo, considerando as relações pessoais, ambientais e temporais e as interações intrínsecas e extrínsecas responsáveis pelo sucesso do atleta</p> Ivan Wallan Tertuliano, Henrique de Oliveira Castro Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2245 Fri, 28 Mar 2025 14:39:41 +0000 Editorial https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2236 Afonso Antonio Machado Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa em Psicologia Aplicada https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaPsicologiaAplicada/article/view/2236 Fri, 28 Mar 2025 14:07:44 +0000