TEORIA DA ATIVIDADE E O ENSINO DE MATEMÁTICA: APRENDIZADO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU UTILIZANDO O APLICATIVO GEOGEBRA
Resumo
A tecnologia da informação passou a fazer parte da vida diária da sociedade, e tende a delinear imensamente o futuro de todos. Desta forma, é essencial que se perceba a necessidade de um direcionamento do uso das TICs em diversas áreas, inclusive na Educação. Portanto, destaca-se que a evolução dos dispositivos móveis traz um conjunto de recursos que podem ser utilizados para adquirir conhecimento e produzir aprendizado. Assim, o conceito de Mobile Learning está relacionado ao uso de dispositivos móveis, como smartphones, laptops, tablets, entre outros, que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, parte-se do seguinte problema: como a utilização do aplicativo Geogebra, aliado à Teoria da Atividade de Leontiev, pode-se melhorar a aprendizagem do conteúdo de Equações do 1º Grau numa turma de 7º de Educação Básica? Para a metodologia foi desenvolvida uma sequência didática em duas etapas: No primeiro momento foi realizada uma aula de forma tradicional, com o conteúdo de equação do 1º grau, onde foi proposta uma lista de exercícios que os alunos foram desenvolvendo em uma folha avulsa para serem analisadas e feitas as coletas de dados e o segundo momento, uma listagem parecida foi dada, porém sua resolução foi feita no aplicativo Geogebra. Os exercícios dos dois momentos foram analisados, observando se os mesmos atingiram o objetivo, que é o aprendizado conforme
Leotiev aponta. Constatou-se após a pesquisa que as atividades realizadas no segundo momento foram resolvidas por um número maior de alunos em comparação com o primeiro momento, o que demonstrou que o uso das tecnologias auxilia no aprendizado, de acordo com a Teoria da Atividade prega.