ALEXA: UMA ANÁLISE DE INTERFACE BASEADA EM VOZ

  • Juliana Calhau Pereira
  • Carlos Eduardo Câmara
Palavras-chave: Alexa, Assistente Virtual, Heurística de Nielsen, Inteligência Artificial

Resumo

Tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outras, possibilitam a criação das mais variadas técnicas e ferramentas que estão inseridas no nosso dia a dia. Dentre essas ferramentas, estão os assistentes pessoais inteligentes. Capazes de fazer consultas, criar rotinas, marcar calendários, entre muitas outras coisas, aprendem com o gosto do usuário utilizando comunicação por voz. Porém nem tudo é perfeito. Estes dispositivos podem não apresentar uma interação de voz compatível aos esperado e podem incomodar os usuários. Este artigo tem como objetivo verificar se a Assistente Virtual Alexa consegue realizar suas atividades requeridas ou ocorrem erros inesperados que possam vir a impedir a eficácia da interação entre homem-máquina, utilizando os conceitos das 10 Heurísticas de Nielsen.

Biografia do Autor

Juliana Calhau Pereira

E-mail: juliana.pereira99@outlook.com
Aluna do curso Bacharelado em Ciência da Computação, Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí, SP

Carlos Eduardo Câmara

E-mail: ccamara@anchieta.br
Professor do curso Bacharelado em Ciência da Computação, Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí –
Doutor em Engenharia Elétrica – Teoria da Informação – FEEC-Unicamp

Seção
Artigos